16 de maio de 2011

Tutorial - Foto-Gravados: Parte III - Banho de ácido - Etching


A terceira e última parte deste tutorial é basicamente onde tudo acontece.
É neste passo que iremos colocar a “chapa” no banho de ácido e ver o nossso foto-gravado ganhar forma.


Material necessário:
- Percloreto de ferro líquido
- Tanque de corrosão –
- Molas plásticas.
- Soda cáustica


3.A - A solução.
A solução que utilizamos é composta por 50% água (200ml) + 50% percoloreto de ferro líquido (200ml), isto faz uma solução mais fraca, leva mais tempo a corroer a ”chapa” mas também é mais “meiga” …evita deformações da chapa e “over etching”. Antes do banho de ácido, devemos aquecer a solução em banho-maria, não necessita, nem deve ser aquecida directamente no fogão, quando á solução atingir uma temperatura aceitável, 20/25º, deveram coloca-la no tanque onde já temos o “aquecedor dos peixinhos” ligado.
O aquecimento da solução é muito importante, acelera a corrosão e permite melhorar detalhes nas gravações, …acreditem.
Vamos espera que a temperatura suba… para os 32/34º, o nosso “aquecedor” não dá para mais.... Ligamos a bomba de ar e colocamos a “chapa” no ácido.


3.B - O Banho de ácido
O tempo que a “chapa” vai levar a ficar pronta, vai sempre depender das condições em que a corrosão está a ser feita, com ou sem tanque, com ou sem aquecimento, com uma solução mais forte ou mais fraca, etc.
Por isso, é importante controlar a evolução da corrosão, devemos verificar a “chapa” de 5 em 5 minutos, no final do processo apertar o controlo para evitar “over etching”.
A corrosão pode ser interrompida em qualquer altura, basta mergulhar a “chapa” em água.

3.C - Limpeza final.
A “chapa” está pronta, já lhe podemos chamar grelha de foto-gravados. Agora queremos retirar da grelha a película fotossensível que nos ajudou a proteger a “chapa” durante a corrosão.
É fácil. Vamos á nossa solução de Água + Soda Caustica e acrescentamos um pouco Soda Cáustica, em menos de 1 minuto a película vai literalmente descolar da “chapa”.


…e já está, já temos foto gravuras “made at home”.


Já sabem, dúvidas, questão, informações e afins…. É só perguntar para
geral@nme-modelismo.com

Bom modelismo

.

Sem comentários: