17 de novembro de 2012

Cromado - C1 Metalizer



Já alguém escreveu algures num fórum de modelismo que “…se queres peças cromadas nos teus modelos manda-as cromar.”
Não deixa de ser verdade…, até hoje, este dever ser um dos acabamentos mais difíceis de obter nos nossos modelos.
Será?



Existem no mercado um conjunto de produtos que procuram reproduzir o aspecto do “cromado”, desse conjunto, talvez o mais famoso e mais utilizado pelos modelistas seja o Alclad II. Aplicado com o aerógrafo sobre uma base preta brilhante podem-se obter resultados muitos bons, contudo é um produto de exige alguma experiência do modelista na sua aplicação.
Por isso, em alternativa existentes os chamados pós de polimento.
É de um desse pós de polimento que hoje vamos testar. O seu nome é C1 Metalizer e é disponibilizado pela C1Models.
O produto utilizado para reproduzir os cromados é um pó negro muito fino que faz parte do conjunto fornecido pela C1 Models.


O conjunto é muito completo, é composto pelo um boião com o pó de polimento, 2 “cotonetes” para aplicação do pó, disco de polimento de algodão, um par de luvas em látex, uma mascara e um folheto explicativo de como utilizar o C1 Metalizer.





O processo é simples e começa pela aplicação de uma base preta brilhante na superfície a cromar, com a “cotonete” recolhemos no boião pequenas quantidades de pó que espalhamos na superfície em movimentos circulares, depois de aplicado o pó e da superfície estar totalmente coberta é altura para polir a superfície, utilizando os discos de algodão e ainda em movimentos circulares vamos polindo até começarmos a ver o nosso “cromado”.
Não é necessário muito esforço para começarmos a ver o resultado, principalmente nas superfícies mais planas, nas mais irregulares talvez o processo seja mais difícil mas não é nada que um berbequim com um disco que lã não resolva…

Base preto brilhante.
Superfície com o pó de polimento.
Superfície polida.

Ajuda extra ... sem problemas.
 Do teste que fizemos ao produto resultaram ainda as seguintes notas:
- Contrariamente ao que acontece com outros produtos semelhantes, o C1 Metalizer permite a utilização de outras cores base para além do preto, pode-se utilizar um cinza escuro e até azul metalizado, numa base branca não resulta.
C1 Metalizer sobre base cinza

C1 Metalizer sobre base Azul metalizado

Sobre base branca não resulta.
- Depois de polida, a superfície pode ser manuseada sem qualquer problema, marcas como dedadas saem com uma simples passagem do disco de algodão.
- A superfície “cromada” não pode ser envernizada, fica fosca, perde o aspecto cromado.
- Por ultimo e não mesmo importante a segurança, este tipo de produtos, têm a fama de ser produtos tóxicos, por isso há a necessidade de nos protegermos durante a sua utilização, segundo a C1 Models este é um produto “non toxic”, contudo é fornecido em conjunto com o pó de polimento um par de luvas e uma mascara. A melhor abordagem será sempre a da prevenção, utilizar cuidadosamente o produto e cumprindo a sempre regras de segurança.

Em conjunto com este texto, deixamos fotos do teste efectuado, observem as fotos e digam de vossa justiça.



Bom modelismo.              

1 comentário:

Unknown disse...

Onde posso comprar esse produto (pó de cromo C1 METALIZER) ?