4 de outubro de 2012

Fiesta RS WRC - Belkits



Para os amantes do modelismo automóvel e particularmente os fãs dos ralis, os últimos meses foram de pura ânsia. Tudo porque o fabricante belga de kits, a Belkits, anunciou para o fim de Setembro o lançamento de dois novos kits, o Ford Fiesta RS WRC e o Ford Fiesta S2000.

Alguns dias após o seu lançamento em Portugal vamos analisar um destes modelos, o Fiesta RS WRC.

.
Esta é uma análise feita antes da montagem, uma análise feita com base nas peças ainda estão nas grelhas. A análise geral talvez venha mais tarde sobre a forma de passo a passo.

A primeira nota positiva deste kit surge logo com abertura da caixa, a carroçaria do Fiesta encontra-se dentro de uma pequena caixa individual, uma opção que pode evitar alguns “desastres” nos envios pelo correio e até quando empilhamos as caixas lá em casa…



Aqui começa o verdadeiro teste a este modelo, a comparação do modelo da Belkits com os modelos de outros fabricantes é inevitável, principalmente com os modelos da Tamiya que são considerados uma referência no modelismo automóvel.

A qualidade geral das peças é boa, boa injeção, as peças apresentam algumas rebarbas mas nada que uma lixa fina não resolva.
Numa análise mais detalhada á carroçaria e a fotos do modelo original, é notório como o Fiesta da Belkits é fiel ao modelo original.






Um dos aspectos mais positivos deste kit é a filosofia seguida pela Belkits para reproduzir as peças mais pequenas, quase todas estão reproduzidas em separado, principalmente no interior onde Belkits evitou a reprodução das peças “coladas” ao molde principal. Esta opção sempre facilita a vida aos modelistas, principalmente na fase de pintura.
Este é um ponto a favor da Belkits em relação a outras marcas.







Outro aspecto positivo deste kit é a preocupação de Belkit em colocar as ligações entre as grelhas e as peças em locais que não comprometam o aspecto final das peças, esta preocupação é notória na grelha com as peças transparentes, vidros, faróis, etc.


Há contudo algumas peças que não alinham pelo padrão geral, as escovas limpa vidros, deveriam ser reproduzidas em foto-gravados, as diversas antenas que o Fiesta tem no tejadilho poderiam ser reproduzidas por uma base em plástico e fio metálico fornecido pelo kit. Os espelhos retrovisores são a primeira falha que encontramos neste modelo, um buraco no local onde deveria estar o espelho, dá a entender que temos que ali colocar uma pequena peça, mas essa peça não está reproduzida no kit, um foto-gravado era um boa opção.

Totalmente inesperado é o facto de o kit incluir 10 (dez) pneus, é verdade, podemos “calçar” o Fiesta com dois tipos de pneus com piso diferente. Aqui temos que fazer um pouco de Latvala...


O grande desafio para aqueles que construírem este kit será a colocação dos decalques, o esquema de pintura apresentado pelo Fiesta original não é nada fácil de transportar para uma folha de decalques, contudo a Belkits dificultou ainda mais esta etapa quando optou por junta o esquema de cores com os logo-tipos dos patrocinadores, esta opção não dar grande margem de erro á aplicação dos decalques. Há áreas do Fiesta, como é o caso do spoiler dianteiro e do portão traseiro, onde colocar os decalques vai ser um verdadeiro teste às capacidades modelísticas de cada um…
Separar o esquema de cores e os logos teria facilitado a nossa vida.
Apesar da dificuldade que os decalques representam, estes são de muita boa qualidade.


No saco plástico mais pequeno que encontramos dentro da caixa do Ford, encontram-se duas grelhas com foto-gravados, as mascaras para pintar o interior dos vidros e uma tira em tecido para reproduzir os cintos de segurança, apesar de ser comum entre alguns fabricantes a utilização deste tecido para a reprodução dos cintos achamos que não são 100% fiéis aos originais.


Para ajudar á correcta construção do Fiesta há naturalmente necessidade de recorrer á folha de construção. A folha não está ao nível deste kit, as imagens são pequenas demais, se em alguns passos isso não é um grande problema, quando o passo inclui a aplicação de mais peças o esquema de montagem fica um pouco mais confuso.
A segunda falha que encontramos no kit está na lista de cores necessárias para pintar o Fiesta, falta nesta lista a ref. XF-59 Dessert Yellow, que deve ser aplicada nas peças M3 e M4.
Outro dos pontos fracos desta folha de construção é a falta do esquema de colocação dos decalques, a Belkits optou por 4 fotos que sendo a preto e branco não são grande ajuda.

Fazendo uma avaliação geral no último lançamento da BelKits, podemos confirmar que se trata de um bom kit, muito longe da má qualidades apresentada por algumas marcas europeias e americanas, perto das marcas de referência japonesas, mas com alguns detalhes que necessitam melhorias para fazer jogo igual com uma marca como a Tamiya.


Bom modelismo.

.

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Blog do Núcleo de Modelismo de Espinho disse...

Este Blog está a ser vitima de comentários anônimos que em nada têm haver como a filosofia do mesmo,por isso somos obrigados a fazer uma filtragem dos mesmos.

RUI disse...

Correctissímo, até porque qualquer modelista que o seja, não terá certamente vergonha ao ponto de se esconder atrás de anonimatos...
;)

Evil Knievel disse...

Ponto positivo: o blog do NME recebe visitas...

Em relação ao kit realmente ainda há alguns aspectos a melhorar... mas para nós modelistas se não houver o "desafio" isto perde a piada :)