31 de maio de 2011

Aston Martin Ulster: Parte XVI


A mensagem de hoje volta a um tema do qual estávamos afastados á já quase 3 meses, o Aston Martin Ulster. A sua construção não parou, as actividades do N.M.Espinho é que têm deixado pouco espaço para mensagens sobre este PaP.

Vamos então dar atenção ao capot do Ulster.



O Capot é típico dos automóveis desta época, no kit da Matchbox é composto por duas pcs. Nas instruções a opção é pelo capot fechado…esqueçam! A nossa opção é pelo capot aberto de forma a mostrar os detalhes no motor.
O primeiro passo é reproduzir a dobradiça existente entre as duas partes do capot. Para tal utilizamos tubo de 0.30mm da Evergreen, aqui, para dar mais realismo á dobradiça gravamos a espaços e com o X-acto pequenas ranhuras, não são visíveis nas fotos mas depois de pintadas vão sobressair…A “dobradiça” foi colada ao capot com MicroWeld.
A reprodução da dobradiça não fica por aqui, mais tarde quando as pcs parte principais do capot tiverem coladas voltaremos ao seu detalhe.


O passo seguinte é a colagem das duas partes do capot, aqui tivemos que optar pelo mal menor, a escolha para a “posição de abertura” do capot não será a mais natural mas foi a melhor possível para não comprometer nem colagem nem a pintura…
A dificuldade na colagem foi contornada com UHUTak, a “colagem” com este produto dá total liberdade fixarmos as pcs na posição correcta e aplicarmos o MicroWeld.


 Para que a construção de um modelo decorra sem problemas de princípio a fim é muito importante tentar tanto quanto possível evitar esses problemas em passos seguintes da construção. Aqui fica um exemplo; O capot do Ulster tem 0.75/1mm de espessura, se depois de pintado vamos tentar colocar a pcs no seu sitio aplicando cola numa superfície tão pequena vai dar …asneira. Por isso contornar este problema é fundamental. Para tal vamos colar no interior do capot, num local que não sejam visíveis, pequenos “L” em plástico que vão auxiliar a colagem e evitar a…asneira.


Ultimo passo, dar o “toque” final na dobradiça, se o tubo de Evergreen reproduziu o centro de dobradiça, agora uma tira de Evergreen de 0.5mm vai reproduzir a parte exterior da mesma. Abrimos buracos de 0.3mm ao longo da tira e colamos junto ao centro completando assim o detalhe da dobradiça.

No próximo PaP iremos reproduzir as correias de fecham o capot do nosso Aston Martin.

Bom modelismo.

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1 comentário:

Luís Silva disse...

Pensei que o menino tivesse morrido de ferrugem!!