25 de janeiro de 2014

ARMYCAST M & M

ARMYCAST M & M é uma empresa sediada na cidade de Tremosna na região norte da República Checa.
Embora tenha produzido alguns veículos militares em resina na escala 1/35, é na produção de decalques e acessórios em resina em várias escalas que o trabalho desta empresa se concentra.


















Todas as peças vem acondicionadas dentro de caixa de cartão (salvo peças de menor dimensão) apresentando no seu exterior a designação do conteúdo, em que kits podem ser aplicados  e escala.
Dentro da caixa encontramos as peças dentro de um saco plástico e uma folha de instruções.

















A folha de instruções tem o desenho das peças em resina indicando o sítio correcto por onde as destacar. O esquema de montagem composto por vários desenhos acompanhados de legendas em checo e inglês mostram de uma forma clara os procedimentos a ter para substituir/aplicar as peças em resina.





















As peças em resina são bem moldadas com bastantes detalhes e com ausência de bolhas de ar o que dará aos nossos kits um aspecto muito mais requintado.







































2 de janeiro de 2014

Capitão Piloto-Aviador Óscar Monteiro Torres


A 26 de Março de 1889 nasce na cidade de Luanda, em Angola, Óscar Monteiro Torres. Com 11 anos entra para o Colégio Militar em Lisboa, posteriormente frequentou a Escola do Exército até 1909, onde terminou o curso de Cavalaria. Em 1910 presta serviço militar em Angola.

Em Fevereiro de 1916 o Ministério da Guerra solicitou à Grã-Bretanha a formação de alguns pilotos, que na intenção de Portugal viriam a formar o grupo aéreo do CEP. Assim, e ainda em Fevereiro, foram enviados os Tenentes António de Sousa Maya e Óscar Monteiro Torres e o Alferes Alberto Lello Portela, que viram a obter em Junho de 1916 os respectivos brevets militares nas escolas de aviação civil de Hendon e militar de Northolt. Óscar Monteiro Torres realizou 25 horas de voo e obteve a classificação final de 20 valores.   É então convidado a formar com António Maya e Alberto Lello Portela um grupo de militares portugueses responsáveis pela formação de um corpo de aviação militar em Portugal.
Republicano convicto é da opinião de que Portugal deveria perfilar junto dos aliados na defesa das democracias contra as potências centrais, o que o leva a acentar praça em Soissons na Esquadrilha SPA 65 , conhecida como Esquadrilha Soissons (em homenagem à vila que a recebia) onde foi acolhido com grande entusiasmo, tornando-se não só um nome muito acarinhado junto dos soldados aliados como numa lenda do Corpo Expedicionário Português.
A 19 de Novembro de 1917, parte em patrulha com o capitão Lamy. Aos comandos do seu SPAD S.VII, n.º S7C1, 4268 voa a 3.000 metros sobre Dames e Laon quando se confrontam com dois aviões alemães, o capitão Lamy mais experiente consegue uma manobra evasiva e Óscar Monteiro de Torres é perseguido pelos dois aviões germânicos entrando pelas linhas inimigas e num acto de coragem e desprezo pela vida, pica sobre os aviões alemães e consegue abate-los: um Halberstadt (avião de observação) e um Fokker (caça). Momentos depois é abatido pelo piloto Alemão Rudolf Windisch da esquadrilha de caças Fokker, Jasta 32.
A população de Laon assiste a este combate e ao acto de coragem.
O combate é travado na zona entre Chemin des Dames e Laon, acabando o seu biplano por se despenhar na zona Alemã.
Tendo sido prontamente recolhido e levado com vida pelas forças Alemãs e posto sobre observação num hospital militar de campanha, o Capitão Piloto-Aviador Óscar Torres viria a falecer na manhã do dia seguinte em resultado dos graves ferimentos que tinha sofrido em combate.
Diz-se que o seu SPAD foi mais tarde utilizado pelo seu captor, o piloto Alemão Rudolf Windisch, para combate nos céus da frente.

Capitão Piloto-Aviador Óscar Monteiro Torres foi o primeiro, e até agora único, piloto de combate Luso a tombar contra uma aeronave inimiga.
É enterrado no cemitério de Laon com honras militares pelos pilotos alemães que reconheceram o seu acto de Heroísmo.
O seu corpo volta a Portugal para ser entregue à terra a 22 de Junho de 1930. Repousa no Alto de São João em Lisboa.
Pelos seus feitos em combate e heroicidade é condecorado com a Legião de Honra, com a Croix de Guerre, com o colar da Torre e Espada e com a Medalha da Cruz de Guerra de 1ª Classe.


No mercado existem várias modelos deste aparelho entre elas destacamos algumas:

1/72 MAC Spad S. VII













1/48 Special Hobby Spad S. VII















1/32 Roden Spad S. VII