3 de março de 2011

Tutorial - Photo Etched / Foto-Gravados: Parte I - O Artwork.


Vamos então dar início á produção dos Foto-gravados (FG).

Notem o material necessário:
- Programa de desenho2D  (no tutorial utilizamos o QCAD – Fácil de utilizar e barato).
- Impressora jacto de tinta ou laser
- Folhas de acetato – para impressora a jacto de tinta ou laser.


1.A - Elaboração do Artwork.
Para o método que utilizamos, baseado na película fotossensível ("Photo- resistent”- PR) da Micro-Mark, o art-work não segue o padrão normal dos métodos que se utilizam por exemplo na electrónica para a elaborar de circuitos impressos ou que se utiliza no verniz fotossensível  Positiv20.

Para este método o artwork deve ser desenhado com os seguintes pressupostos:
- As áreas a serem exposta ao ácido, áreas de queremos que “desapareçam” durante o banho de acido (etching), devem estar a preto na nossa impressão.
- As áreas que não vão ser expostas ou que não vão desaparecer durante o banho de acido (etching) devem estar a transparente na impressão.
Ver fotos abaixo.


Para o sucesso da FG é muito importante ter em atenção várias regras.

- O tamanho da FG não deve ser muito inferior a 0,5mm, muitas “fontes” dizem que pode ser no mínimo 2x a espessura da “chapa” mas nunca tivemos bons resultados com essa regra, principalmente se utilizarmos chapa com 0.15mm de espessura. Esta espessura já é valida para os casos onde seja necessário fazer ranhuras ou dobras.
- As ligações entre a pcs e a moldura devem ser objecto de análise, isto é, não devem ser nem muito grossas nem muito finas, devem ainda estar situadas de forma a que depois de cortadas não venham alterar a forma final da pcs. Sempre que possível evitar colocar as ligações em zonas curvas, coloca-las de preferência em zona rectas ou esquinas.
- Para uma FG com duas faces deve-se preparar dois artworks (copiar/colar) e colocar “miras” em ambos, vão ser muito importantes numa fase posterior.
- Se a FG tiver ranhuras que façam desenhos ou dobras devem ter-se atenção ao artwork, um deve conter o desenho pretendido a outra não, assim a chata só vai estar exposta ao ácido numa das faces dando origem aos desenhos.
- O Artwork não deve ter meio tons, só preto e branco (transparente).


1.B – A impressão
A impressão pode ser feita em dois tipos de folhas, folha de acetato para impressora de jacto de tinta ou folha de acetato para impressora a laser. O impressão a laser é melhor que a jacto de tinta, a impressão é mais opaca o que melhora os resultados da exposição da película fotossensível.


1.C- A “sandwish”
Depois de impressos os artworks devem ser cortados á mesma medida, sobrepostos, exactamente no mesmo local e colados nas duas extremidades superiores (ver foto), de forma a mais tarde podermos fazer um sandwish com “chapa”.
Aqui as miras colocadas são de grande utilidade para acertar os dois artworks.


No próximo Tutorial vamos preparar a “Chapa” para o banho de ácido – Etching.

Bom modelismo.

.

1 comentário:

Luís Silva disse...

Mais um belo contributo do nosso bloguer!!