4 de novembro de 2010

Aston Martin Ulster: Parte X


Durante os anos 20 e 30 uma das mais importantes peças da estética de um automóvel era o radiador. Permitia dar beleza e marcar a imagem do modelo
O Aston Martin não foge á regra, no modelo da Macthbox o radiador está bem reproduzido, a forma, o detalhe, está tudo lá, com um senão, grelha não está aberta e depois de pintada vai ficar pouco realista.
Já adivinharam???
É isso mesmo, vamos fazer uma grelha nova no radiador.


Mais uma vez não vamos seguir o conselho das instruções, vamos dar-lhe mais estabilidade e fixar o radiador ao chassis com dois fios metálicos de 0.4mm.


O passo seguinte é retirar a grelha do radiador, para tal utilizamos um mini berbequim para desbastar o interior da grelha.



Ainda antes de a eliminarmos por completo, é necessário fazer o “molde” do aro exterior da grelha. Utilizamos a clássica técnica da fita adesiva para obter as medidas exactas.


Agora sim, podemos limar o radiador de forma a obter a superfície desejada.

Para reproduzir a grelha começamos pelo aro exterior, tínhamos duas opções, utilizar tubo de plástico de 0.6mm da Evergreen ou fio metálico de 0.5mm, testamos as duas opções o confirmamos que a melhor opção seria o fio metálico.
Fío metálico: É mais difícil de trabalhar, logo mais difícil de obter a formar correcta mas dá mais estabilidade quando colocarmos a rede.

Tubo Evergreen: É mais fácil de trabalhar, mais fácil de colar a rede, mas não dá estabilidade e acaba por se deformar...

Usando o ”molde” feito com a fita adesiva, demos forma ao fio metálico, nas duas extremidades “fechamos” o aro aplicando um pouco de solda para tornar a união mais sólida.

O último passo é colocar a rede no aro, aqui também tínhamos duas opções, rede plástico ou rede metálica, mais uma vez optamos pela metálica. As razões desta opção são basicamente as mesmas do aro.
Cortamos a rede metálica e soldamo-la ao aro. Foi um trabalho difícil e “perigoso” não podia-mos deixar a solda passar para a área visível da rede.


Aqui está o radiador, antes de estar totalmente pronto.



Bom modelismo.


.

2 comentários:

Unknown disse...

Pedro, estou impressionado com o teu trabalho.

Está a ficar uma verdadeira "Jóia".
Os meus parabéns!

Abel

Luís Silva disse...

Babei o teclado...