31 de outubro de 2010

Vive lá France: Parte I


Iniciamos agora mais um passo a passo do NMEspinho deste vez em colaboração com o nosso associado Filipe Araújo.
O diorama que vamos apresentar á escala 1/35, recria uma cena  passada em França durante a WWII.
Mostra dois soldados alemães que são capturados pela resistência francesa e por forças aliadas, neste caso um soldado americano.





Para começar arranjamos uma base de madeira maciça feita à medida, poderia ser em aglomerado, MDF ou até usando uma moldura, depende sempre do diorama que queremos apresentar…


Um dos elementos que este cenário irá ter vai ser um muro, há no mercado várias marcas com acessórios deste tipo, mas em vez de o compramos já feito optamos por fazê-lo de raiz.
Como?
Cortamos um pedaço de papel de alumínio e colocamo-lo sobre a superfície onde vamos verter o gesso – a folha de alumínio é para que o gesso não agarre a superfície onde será colocado, com quatro placas de madeira delimitamos a area onde o gesso será vertido. Outra boa opção para fazer os moldes são os Legos...
Depois foi verter-mos o gesso para o molde, com a ajuda de uma espátula uniformizamos a superfície.
Fizemos o bloco de gesso um pouco maior do que seria necessário, não fosse ele partir-se ao desmoldar .
Depois de retirado do molde ficamos com uma placa de maciça de gesso, passamos assim á segunda fase de reprodução do muro. (Foto 2)


Com ajuda de um scriber, serve qualquer outro objecto afiado, mesmo um prego, começamos a "desenhar" o muro. Como a ideia é apresentar um muro danificado partimos o muro no locar pretendido.



No próximo “PaP” vamos colocar o muro na base do diorama

Bom Modelismo.



.

Sem comentários: